Economista norte-americano pede ao governo de Trump para tirar lições da história

0
636

O economista norte-americano e professor catedrático da Universidade de Yale, Stephen Roach, disse recentemente à imprensa que o que o governo de Trump está fazendo é muito semelhante ao protecionismo comercial aplicado pelos Estados Unidos nos anos 1930 do século passado. Ele alertou que o atual governo norte-americano deve parar com as atividades protecionistas e tirar lições da história para evitar a repetição dos erros no passado.

Roach lembrou que em maio de 1930, mais de mil economistas escreveram uma carta aberta conjunta para apelar que o então presidente Herbert Hoover vetasse a Lei de Tarifas de Smoot-Hawley. No entanto, ele, como o atual presidente Donald Trump, achava que conhecia a economia melhor do que os especialistas e aprovou a lei.

Segundo Roach esta lei causou uma guerra comercial entre os EUA e seus principais parceiros comerciais em todo o mundo. O resultado foi que as exportações dos EUA diminuíram 60% e o comércio global reduziu dois terços. Por isso, durante 80 anos, nenhum presidente ou congressista norte-americano tentou utilizar medidas protecionistas de grande envergadura.

Porém, a cena histórica aconteceu de novo em maio de 2018. Mais de 1100 economistas enviaram uma carta conjunta para Trump pedindo que parasse o aumento das tarifas. E o atual presidente ignorou tais sugestões.

Tradução: Luís Zhao

Revisão: Diego Goulart

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome