Encontros anteriores entre Xi Jinping e Putin

0
138

O presidente chinês, Xi Jinping, começará amanhã (5) sua primeira visita de Estado à Rússia desde que tomou posse. Seu encontro com o líder russo, Vladimir Putin, chama alta atenção da comunidade internacional.

Xi Jinping qualificou Putin como “amigo íntimo”, enquanto Putin disse que o líder chinês é um “parceiro confiável”. Nos últimos seis anos, os dois líderes se encontraram 28 vezes, refletindo o alto nível e a posição especial que o relacionamento sino-russo possui. Eis algumas ocasiões em que Xi Jinping e Putin se encontraram.

Em março de 2013, depois de Xi Jinping ser eleito presidente da China, Putin foi o primeiro líder que enviou congratulações por telefone a Xi Jinping.

No início de 2014, Xi Jinping foi participar da cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. Foi pela primeira vez o máximo líder chinês apareceu na inauguração de um evento esportivo internacional.

No dia 9 de maio de 2015, Xi Jinping e sua esposa, Peng Liyuan, assistiram ao desfile militar realizado na Praça Vermelha em homenagem do 70º aniversário da vitória de Moscou de 1945.

Em 2016, Xi Jinping e Putin se encontraram em Beijing pelo 15º aniversário da assinatura do Tratado China-Rússia de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação.

Em 14 de maio de 2017, Xi Jinping recebeu Putin no Diaoyutai State Guesthouse, em Beijing. O líder russo foi convidado a participar do primeiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.

Na Cúpula do Apec (Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico) de Bali, Xi Jinping mandou preparar um bolo de aniversário para Putin, que completou 61 anos. “Nunca tive uma relação dessas com colegas estrangeiros, mas o presidente Xi Jinping celebrou junto comigo meu aniversário”, lembrou Putin.

Tradução: Inês Zhu

Revisão: Diego Goulart

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome