Comentário: China continua a ser terra fértil para investimentos estrangeiros

0
149

Segundo dados revelados hoje (13) pelo Ministério do Comércio da China, o país atraiu 369 bilhões de yuans nos primeiros cinco meses deste ano, uma alta de 6,8%. No contexto da desaceleração dos investimentos diretos estrangeiros, essa cifra da China mostra que o país asiático continua a ser uma terra fértil para investimentos estrangeiros. É infundado o argumento norte-americano de que a sobretaxa resultará na saída das empresas estrangeiras da China e de estagnação da economia chinesa. Ao contrário, com a melhoria do ambiente de negócios, a China permanece como um destino muito procurado dos investimentos estrangeiros.

Nos primeiros cinco meses, o investimento estrangeiro na China teve duas características. Primeira, concentrou-se cada vez mais na cadeia industrial de alto nível. No setor de alta tecnologia da China, 28,5% dos fundos vêm de investimentos estrangeiros. Segunda, os investimentos vindos da Coreia do Sul, Japão, EUA, Reino Unido, Alemanha e União Europeia mantiveram-se altos, e o investimento proveniente dos EUA cresceu 7,5%. Tudo isso prova que o argumento de que a sobretaxa resultará na saída das empresas estrangeiras da China é completamente uma mentira.

A maior vantagem da China para os investimentos estrangeiros reside em sua completa cadeia industrial, capacidade científica e inovação, sistema de logística desenvolvido e recursos humanos ricos. Esses fatores não só podem reduzir o curso de operação das empresas estrangeiras na China, como também injetar nova força cinética para o desenvolvimento econômico. Em 2018, o investimento em ciência e tecnologia representou 2,18% do PIB chinês, e a contribuição da ciência e tecnologia à economia atingiu 58,5%. Pela primeira vez, a China se classifica entre os primeiros vinte países em inovação.

Além disso, o mercado chinês, com uma população de 1,4 bilhão, tornou-se a mais importante força motriz para impulsionar o crescimento chinês. O desenvolvimento econômico de alta qualidade e a previsão da atualização de consumo no mercado chinês podem trazer para os investidores estrangeiros uma potencialidade notável de lucros. Perante esta situação, quem vai querer recusar o mercado chinês?

Tradução: Xia Ren

Revisão: Erasto Santo Cruz

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome