​FedEx deve ser punida por violar deliberadamente a lei chinesa

0
26

A polícia na cidade de Fuzhou, província de Fujian, no sudeste da China, foi notificada recentemente depois de uma empresa de artigos esportivos receber um pacote expresso, contendo uma pistola, de um remetente americano enviado porFedEx.

Este é mais um ato ilegal da entrega de correio multinacional norte-americano após ter sido investigado pelas autoridades chinesas há dois meses.

As armas são mercadorias perigosas, representando uma grande ameaça à vida. A China controla rigorosamente a fabricação, comércio e transporte das armas. Qualquer empresa que atue na China deve observar a lei e os regulamentos a respeito. Nenhuma deve fechar os olhos aos infratores da lei e, muito menos, infringir, deliberadamente, a lei, ajudando o comércio ilegal de armas.

A FedExtem operado no mercado chinês há mais de 30 anos. Deve conhecer bem a lei e os regulamentos chineses. Desde que o governo dos Estados Unidos acrescentouHuaweià “Lista de Entidades” submetidas ao controle das exportações em maio deste ano, a FedExtem interceptado várias vezes entregas enviadas porHuawei. Seria difícil não suspeitar que a FedExesteja cooperando com a “jurisdição de braços longos” do governo norte-americano.

A China iniciou uma investigação contra a empresa norte-americana no dia 1 de junho e emitiu um aviso de inquérito à FedEx(China) a 14 de junho. No dia 26 de julho, anunciou os resultados da primeira fase da investigação, indicando que a alegação da FedExde “cometer um erro descuidado” ao enviar os pacotes de Huaweipara os Estados Unidos estava em desacordo com os fatos. A empresa também foi suspeita de atrasar mais de 100 pacotes enviados paraHuawei.

Apenas dois meses após a investigação oficial, a FedExfoi detectada pela polícia deFuzhoupor transportar armas para a China. Mais uma vez, a empresa norte-americana prejudicou gravemente os direitos e interesses de seus clientes e quebrou leis e regulamentos chineses.

O mercado de entrega expressa da China está crescendo rapidamente com um grande potencial. As empresas em todo o mundo são bem-vindas, desde que respeitem as leis chinesas, regras de mercado e o espírito do contrato. Qualquer desrespeitoàleis chinesas inevitavelmente afeta suas oportunidades no mercado chinês, e qualquer empresa que viole terá que pagar multas.

Tradução: Inês Zhu

Revisão: Hilário Taimo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome