Comentário: China e Índia planejam desenvolvimento das relações de visão estratégica

0
146

A 2ª reunião informal de líderes da China e da Índia foi realizada nos dias 11 e 12 em Chennai, sul da Índia. Focando nas relações bilaterais e questões internacionais e regionais importantes de interesse comum, o presidente chinês, Xi Jinping, e o premiê indiano, Narendra Modi, trocaram opiniões de forma franca e profunda e concordaram que os dois países devem se respeitar e aprender um com o outro, assim como trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento e a prosperidade comum e a revitalização das civilizações chinesa e indiana.

Xi Jinping destacou que é preciso planejar o desenvolvimento do relacionamento a partir de uma visão estratégica e de longo prazo, a fim de injetar uma força motriz endógena aos laços bilaterais.

A criação do mecanismo de encontros informais entre os líderes da China e da Índia foi uma medida muito importante nas relações dos dois países. Em abril do ano passado, Xi Jinping convidou Modi para uma visita à cidade chinesa de Wuhan para realizar a 1ª reunião informal entre eles. Após o evento, as divergências entre os dois países foram controladas de forma apropriada e o relacionamento bilateral entrou em uma nova etapa de desenvolvimento estável e promissor.

A boa atmosfera do encontro em Wuhan permaneceu até a reunião em Chennai. A parte indiana recebeu calorosamente o líder chinês. Modi acompanhou Xi Jinping em uma visita a templos milenares indianos. Ambos os lados mostraram o desejo de aprender com a história e a cultura longínquas de cada um e promover a cooperação.

A China e a Índia compartilham muitas semelhanças, como nos aspectos de população, volume econômico e história. Ambos os países têm uma civilização milenar e possuem uma população superior a um bilhão de habitantes. Há meio século, os dois países propuseram em conjunto os “cinco princípios de coexistência pacífica”, os quais já se tornaram uma norma básica para as relações internacionais. Atualmente, ambos os países enfrentam uma época importante para o desenvolvimento.

Durante o encontro, Xi Jinping e Modi trocaram opiniões sobre os temas de segurança estratégica, comércio, investimento, intercâmbios culturais e cooperação internacional e regional. A iniciativa ajudou a aprofundar a amizade e delinear a direção do desenvolvimento das relações bilaterais no futuro.

Os dois líderes concordaram que ambos os países devem tratar do desenvolvimento do outro de forma justa e fortalecer a confiança estratégica mútua. Este é o ponto essencial para a estabilidade e a continuidade das relações bilaterais. Além disso, a cooperação econômica e comercial exerce um papel muito importante para o desenvolvimento dos laços bilaterais e ainda tem muito por fazer.

No contexto de reforço do unilateralismo e protecionismo no mundo, as colaborações sino-indianas possuem um significado regional e global cada dia mais notável. Os dois líderes frisaram que vão trabalhar para promover a chegada de um acordo sobre a parceria econômica regional abrangente.

Analistas apontaram que, sendo países vizinhos, a China e a Índia devem procurar um desenvolvimento de cooperação e benefícios mútuos, além de tratar de divergências de forma apropriada, a fim de beneficiar os dois povos e contribuir para a estabilidade e prosperidade regional e mundial.

Tradução: Paula Chen

Revisão: Erasto Santos Cruz

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome