Discurso de Xi Jinping pela passagem do ano novo de 2020

0
151

Nesta véspera de Ano Novo, o presidente da China, Xi Jinping, proferiu um discurso através do Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês) e da Internet.

Camaradas, amigos, senhoras e senhores:

O ano de 2020 está chegando. Quero enviar a todos meus melhores votos daqui de Beijing, capital chinesa.

Em 2019, trabalhamos com muitos esforços e alcançamos resultados notáveis. O desenvolvimento de alta qualidade continua sendo impulsionado conforme o planejado. O PIB chinês deverá se aproximar de 100 trilhões de yuans e a renda per capita dos chineses vai atingir US$ 10 mil. As “Três Duras Tarefas Estratégicas” conquistaram avanços significativos. O desenvolvimento coordenado Jing-Jin-Ji (Beijing-Tianjin-Hebei), o desenvolvimento da Faixa Econômica do Rio Yangtsé, a construção da Região da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o desenvolvimento integrado do Delta do Rio Yangtsé alcançaram avanços acelerados. A proteção ecológica e o desenvolvimento de alta qualidade em prol do Rio Amarelo se tornaram uma estratégia nacional. Mais de 10 milhões de chineses de quase 340 distritos vão se livrar da pobreza. A sonda espacial Chang’e-4 pisou pela primeira vez na história da humanidade no lado oculto da Lua. O terceiro foguete portador pesado da série Longa Marcha 5 foi lançado com sucesso. O navio quebra-gelo Dragão de Neve 2 chegou pela primeira vez ao polo sul. O sistema de navegação global BeiDou entrou na fase final. O uso comercial do 5G foi autorizado. O moderno Aeroporto Internacional Daxing em Beijing entrou em funcionamento. Estes êxitos são resultados da sabedoria e esforços dos trabalhadores da nova era e mostraram a imagem elegante e a força da China.

Neste ano, a reforma e a abertura não pararam de criar novas forças motrizes do desenvolvimento. As reformas dos órgãos do Partido Comunista da China e do país foram concluídas. Foram estabelecidas novas zonas pilotos de livre comércio e a nova área da Zona Piloto de Livre Comércio de Shanghai. O mercado da bolsa de valores criou o novo bloco de inovação científica e tecnológica (STAR Market). Foram reduzidos mais de dois trilhões de yuans de impostos e tarifas. O ponto de partida de cobrança de imposto das receitas individuais foi elevado. Os preços de muitos remédios mais usados no cotidiano da população foram diminuídos. Com velocidade acelerada e preço reduzido, navegamos na internet mais rápido. A classificação do lixo se tornou um novo estilo de vida de baixa emissão de dióxido de carbono. Os cargos dos quadros dos departamentos do nível básico foram reduzidos. Enfim, a China conta com novas mudanças em todos os lugares.

No último ano, as reformas da defesa nacional e das forças armadas foram promovidas determinadamente. O exército mostrou sua imagem fortalecida na nova era. Realizamos o desfile militar para celebrar os 70 anos da República Popular da China. Comemoramos também o 70º aniversário da marinha e da força aérea. Sediamos a sétima edição dos Jogos Militares Mundiais. O primeiro porta-aviões produzido por nós mesmos foi ao mar. O exército do povo é sempre a muralha de ferro para defender a pátria e devemos apresentar saudações a nossos soldados fieis que defendem nosso lar.

O mais inesquecível de 2019 foi a comemoração dos 70 anos da nova China. Aplaudimos os brilhantes êxitos alcançados pela República e o patriotismo comoveu os corações de todos. Os desfiles militar e civil encheram a Praça Tian’anmen de entusiasmo e alegria. Todo o país foi decorado pela cor vermelha e os rostos de todos os chineses estão cheios de sorriso de orgulho. A canção “Eu e minha pátria” foi cantada em toda a China. O sentimento patriota foi muito emocionante e seu espírito constrói o pilar da nação chinesa. Tudo isso constitui uma força progressiva para elogiar a Nova China e lutar na nova era, fornecendo força inesgotável para nós.

No último ano, fui a muitos lugares do país: a Nova Zona de Xiong’an com construção crescente, o Porto de Tianjin bem desenvolvido, o sub-centro de Beijing com muito vigor, a grande pradaria da Mongólia Interior, o Corredor Hexi com uma história de milênios, o Rio Amarelo com águas amplas sob o céu alto e o Rio Huangpu com mercado próspero e população rica nas suas beiras, entre outros. Todo o país está se desenvolvendo com prosperidade. Além disso, com aspiração inicial, visitei muitos locais importantes para a revolução da China, do local de partida da Grande Marcha do Exército Vermelho no distrito de Yudu da província de Jiangxi, ao Museu da Revolução da Capital da Área Soviética Hubei-Henan-Anhui no distrito de Xin da província de Henan, do Monumento pela Tropa do Oeste do Exército Vermelho no distrito de Gaotai da província de Gansu ao local em homenagem à Revolução em Xiangshan de Beijing. Todos os lugares fizeram me lembrar muitas coisas. A aspiração inicial e a nossa missão são as forças intermináveis para encaminharmos bem a grande marcha da nova era.

Como sempre, independente de quão ocupado estive, gostei de visitar as massas populares que me falaram muitas palavras sinceras. As mesmas foram mantidas sempre na minha cabeça. O povo da Etnia Dulong da província de Yunnan, os conterrâneos da vila de Xiadang do distrito de Shouning da província de Fujian, os soldados da Turma de Wangjie, os alunos pós-graduados campeões da Universidade de Esporte de Beijing e crianças e voluntários idosos de Macau escreveram cartas para mim. Em resposta, avaliei positivamente os sucessos alcançados por todos e apresentei meus bons votos.

Neste ano, muitos assuntos e pessoas nos emocionaram: o soldado aposentado Zhang Fuqing que escondeu suas enormes honras e nunca mudou sua inspiração inicial, a funcionária Huang Wenxiu que contribuiu sua vida à causa da erradicação da pobreza, os 31 bombeiros heróicos do distrito de Muli da província de Sichuan que morreram ao combater um incêndio, o soldado Du Fuguo que protegeu seus companheiros com seu próprio corpo, a seleção chinesa de vôlei feminino que venceu a Copa do Mundo com 11 vitórias consecutivas, além de muitos heróis anônimos e pessoas comuns que fizeram contribuições extraordinárias em seus postos de trabalho.

Em 2019, a China continuou a manter seus braços abertos ao mundo. Sediamos o segundo Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, a Exposição Mundial de Horticultura de Beijing, a Conferência de Diálogo de Civilizações Asiáticas e a segunda Exposição Internacional de Importações da China, mostrando ao mundo inteiro uma China civilizada, aberta e inclusiva. Encontrei-me com chefes de Estado e de governo de muitos países, compartilhando as ideias da China, aumentando a amizade e aprofundando consensos. Agora, 180 países estabeleceram relações diplomáticas com a China, incluindo alguns neste ano, e nossos amigos estão espalhados por todo o planeta.

O ano 2020 será um marco histórico. Vamos concluir a construção completa de uma sociedade modestamente próspera, concretizando a meta do primeiro centenário. 2020 também será o último ano para conquistar a vitória da luta contra a pobreza. A corneta está soando. Vamos nos concentrar e render todos os esforços para progredir independente de quão difícil a situação seja. Vamos remediar as desvantagens e consolidar ainda mais o fundamento, com o objetivo de vencer a luta contra a pobreza, tirando toda a população dos meios rurais abaixo da linha da pobreza dentro da data prevista.

Há poucos dias, compareci à Cerimônia de Celebração do 20º aniversário do retorno de Macau à pátria. Estou bem satisfeito com a prosperidade e estabilidade de Macau. O sucesso de Macau prova que a política de “Um País, Dois Sistemas” é completamente aplicável, pode ser concretizada e recebe o apoio da população. Nos últimos meses, a situação em Hong Kong preocupou o público. Sem um ambiente harmonioso e estável, como haverá um lar para viver e trabalhar pacificamente! Espero sinceramente que Hong Kong e os compatriotas locais sejam bons. A prosperidade e estabilidade da região é o desejo dos compatriotas de Hong Kong e também a expectativa de todo povo chinês.

O fluxo da história nunca para de correr, ora pacífico, ora ondulante. Não temos medo de tempestades nem dificuldades. A China vai persistir inabalavelmente em seguir o caminho do desenvolvimento pacífico, da defesa da paz mundial e da promoção do desenvolvimento comum. Estamos dispostos a constituir o Cinturão e Rota junto com os povos de diversos países do mundo, promover a construção da comunidade de futuro compartilhado para a humanidade e promover esforços incansáveis para criar um bom futuro para todos.

Neste momento, muitas pessoas continuam em seus postos, trabalhando arduamente e defender a segurança. Quero oferecer meus sinceros cumprimentos a eles.

Vamos aproveitar cada dia e cada hora dessa época bonita para recebermos juntos o ano de 2020.

Feliz ano novo para todos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome