Chanceler argentino valoriza visita do presidente chinês

0
299

O presidente chinês, Xi Jinping, visitará oficialmente a Argentina no fim deste mês e comparecerá à 13ª Cúpula do G20. O ministro das Relações Exteriores argentino, Jorge Faurie, concedeu ontem (26) uma entrevista exclusiva à CRI, enaltecendo a importância da visita para ampliar a cooperação pragmática e impulsionar a parceira estratégica abrangente.

A China e a Argentina estabeleceram a parceira estratégica abrangente em julho de 2014, durante a primeira visita do presidente Xi Jinping ao país sul-americano. Nos últimos quatro anos, o governo argentino tem priorizando o desenvolvimento das relações com a China. Os dois países obtiveram êxitos de cooperação notáveis nas áreas do comércio, infraestrutura, energia, agricultura e finanças, afirmou Faurie.

Segundo o chanceler argentino, os dois países vão anunciar um plano de ação conjunta para os próximos cinco anos durante a visita do líder chinês, de forma a reforçar a colaboração do Cinturão e Rota. Ao mesmo tempo, os dois lados também assinarão uma série de acordos cooperativos quanto ao comércio, investimento, instalação de infraestrutura e exploração mineral. Os documentos garantirão o desenvolvimento aprofundo da parceria estratégica abrangente no futuro.

A Argentina assume neste ano a presidência rotativa do G20 e sediará a 13ª cúpula da entidade. Faurie declarou que seu país vai aproveitar a ocasião para promover o diálogo entre os países membros. O objetivo consiste em responder aos desafios globais e em defender o multilateralismo e o livre comércio. Ele também elogiou o papel positivo da China na solução das questões internacionais e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Tradução: Zhao Yan

Edição: Rafael Fontana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome