Mensagem de Ano Novo do presidente do CMG, Shen Haixiong

0
753

No dia 1º de janeiro de 2019, o presidente do Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês), Shen Haixiong, enviou através de rádio e internet uma mensagem de Ano Novo aos ouvintes e internautas de todo o globo, desejando-lhes um Feliz Ano Novo. Shen Haixiong afirmou que o CMG permanecerá fiel à sua aspiração inicial e sua missão de “divulgar a China ao mundo, apresentar o Mundo à China e aumentar o conhecimento e a amizade entre os povos do mundo”. No ano de 2019 que marcará o 70º aniversário da fundação da República Popular da China, o GMC se esforçará para apresentar aos ouvintes e internautas uma China verdadeira, vívida e abrangente na nova era. Eis as palavras de Shen Haixiong:

Caros amigos

Com o aparecer do primeiro raio de sol do ano novo, gostaria de expressar, em nome do Grupo de Mídia da China (CMG) e dos meus colegas, calorosas saudações a todos os ouvintes e internautas estrangeiros. Feliz Ano Novo!

Mais de 1.300 anos atrás, quando Wang Bo, poeta da dinastia Tang da China, se despediu do seu amigo Sr. Du, ele escreveu o famoso verso: “A distância das moradias não desune o amor dos corações.” Isto é, eu sinto, verso apropriado para descrever meus sentimentos neste momento para com todos os meus amigos.

Para vocês, esta pode ser uma voz nova. De facto, em março do ano passado, em consonância com a tendência global do desenvolvimento integrado da mídia, foi fundado o Grupo de Mídia da China que incorporou a Rádio Internacional da China (CRI), a Rádio Nacional da China (CNR) e a Televisão Central da China (CCTV). Na ocasião, o internauta da Argentina, Ricardo Huerta, deixou uma mensagem na rede social: “Parabenizo a fundação do Grupo de Mídia da China! Ele me faz sentir que a China é tão próxima e bela como sempre e ajuda a aprofundar minha compreensão sobre a força da amizade.”

Queria agradecer aos velhos e novos amigos pelo estímulo que nos encoraja a avançar sem esquecer a aspiração inicial. O recém-formado Grupo de Mídia da China assume a mesma missão de divulgar a China ao mundo, apresentar o mundo à China e aumentar o conhecimento e a amizade entre os povos do mundo. Esperamos fazer melhor e melhor atender a todos vocês!

O presidente chinês Xi Jinping disse: “O desenvolvimento da China não pode se separar do mundo e o mundo necessita da China para se tornar próspero.” No ano passado, temos trabalhado arduamente para fortalecer a comunicação entre a China e o mundo usando nossas lentes, nossos microfones e nossas canetas. Atraíram a atenção ampla as nossas coberturas para importantes eventos como o 40º aniversário da reforma e abertura da China, a primeira Exposição Internacional de Importação da China e o Fórum de Cooperação China-África,

Nós persistimos em falar com uma voz de equidade e justiça. Apresentamos atitudes claras e respostas racionais em defender a liberalização comercial e impulsionar a integração econômica, também emitimos “voz da China” na Cúpula da APEC e na Cúpula do G20, o que foi amplamente reconhecido.

Nos esforçamos por conectar a China com o resto do mundo. Foram aprimorados os aplicativos móveis multilíngues incluindo “Manchetes chinesas e russas”, “Cinitalia”, “CJC(China Japão Comunicação)” “CMG español”. Nossos eventos interativos online como “Polegar para cima à OCS (Organização de Cooperação de Shanghai)” e “Encontro na Exposição Internacional de Importação em Shanghai” atraíram a atenção de nossos fãs em todo o mundo.

Nos empenhamos em promover a comunicação entre a China e o restante do mundo. Nossa cobertura da Cúpula de Mídia da Ásia no Fórum de Boao para a Ásia e do Fórum Internacional de Mídia e Think tank de Negócios de Hongqiao despertou a atenção da imprensa internacional. Através de atividades como “Viagem de filmes chineses na África”, “Teatro da China” e “Sou fã da China”, cada vez mais amigos se tornaram fascinados pela China e apaixonados por ela.

No ano novo, acolheremos o 70º aniversário da fundação da República Popular da China. O Grupo de Mídia da China vai apresentar, com uma pincelada forte, aos ouvintes e internautas uma China verdadeira, vívida e abrangente na nova era. Também no ano novo, ofereceremos a vocês programas mais interessantes, inspiradores e atraentes, mostrando com reportagens factuais que “a China é um construtor da paz mundial, um contribuinte do desenvolvimento global e um defensor da ordem internacional”. Ainda inovaremos os meios de transmissão e aproveitaremos as novas tecnologias como 5G, inteligência artificial, big data e computação em nuvem para obter um desenvolvimento rápido e de alta qualidade, a fim de criar um novo tipo de mídia de classe mundial para que possa servir vocês melhor.

Nosso velho amigo, Yury Tavrovsky, sinólogo russo que escreveu o livro Xi Jinping: Cumprindo O Sonho Chinês, nos enviou uma mensagem, dizendo: “Estou convicto de que a proposta da China de construir uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade é a luz que guia o caminho do desenvolvimento mundial.” De facto, a humanidade possui apenas uma Terra, e todos os países estão em um mundo comum. Vamos trabalhar juntos para formar uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, e construir um mundo de paz duradoura, segurança universal, prosperidade comum, abertura e inclusão, e que seja limpo e belo!

Obrigado e novamente votos de felicidade a todos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome