Comentário: Xi Jinping propõe novo programa de reunificação pacífica da China

0
198

No dia 2, o governo chinês realizou uma conferência comemorativa sobre os 40 anos do lançamento da Mensagem para os Compatriotas de Taiwan. Na ocasião, o presidente do país, Xi Jinping, proferiu um importante discurso, enfatizando que a reunificação da pátria é a tarefa histórica do Partido Comunista da China, do governo e do povo chinês. Segundo o líder chinês, a reunificação do país é obrigatória e inevitável.

Em seu discurso, Xi Jinping pediu aos compatriotas dos dois lados do Estreito de Taiwan e aos chineses espalhados em todo o mundo impulso conjunto para revitalização da nação chinesa, busca do projeto de Um País, Dois Sistemas aplicado a Taiwan, insistência do princípio de Uma só China, aprofundamento do desenvolvimento integrado dos dois lados e entendimento tático dos compatriotas.

Estas cinco propostas são muito aplicáveis e orientam para o desenvolvimento das relações entre a parte continental da China e Taiwan.

As propostas de Xi Jinping indicam que o objetivo da reunificação da pátria é a revitalização da nação chinesa. Além disso, mostram a vontade de negociar em igualdade com a parte de Taiwan o projeto de Um País, Dois Sistemas. Ao mesmo tempo, Xi Jinping alertou que não deixará nenhum espaço para a independência de Taiwan.

Como o líder chinês disse, a história demonstra que quando o princípio de Uma só China foi observado, as relações dos dois lados do Estreito de Taiwan foram melhoradas e desenvolvidas. Ao contrário, quando o princípio de Uma só China foi violado, as relações dos dois lados encontraram-se com impasse e os interesses dos compatriotas de Taiwan foram prejudicados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor digite o seu nome